quinta-feira, 21 de julho de 2011

Moreno Veloso / Caetano Veloso







Nome artístico e completo: Moreno Veloso
Data de nascimento: 22/11/1972
Local: Salvador/BA
Gênero:  




Moreno Veloso (Salvador, 22 de novembro de 1972) é um cantor e compositor brasileiro.


Moreno Veloso estudou Física na faculdade mas atua como músico no Brasil e no exterior.


Ele é filho de Caetano Veloso, um dos grandes expoentes da música popular brasileira (MPB), prontamente reconhecido internacionalmente, e de Idelzuith (Dedé) Gadelha Veloso, primeira esposa de seu pai.


A cantora Gal Costa, outro pilar da cultura musical do Brasil, é madrinha de Moreno Veloso e Rogério Duarte é seu padrinho.


Em 2000 gravou seu primeiro disco "Máquina de Escrever Música" pelo selo Rock it! de Dado Villa-Lobos. Já compôs para artistas como Adriana Calcanhotto, Roberta Sá, e Caetano Veloso.


[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]






Moreno Veloso canta no palco do Ilê Aiyê


Aos dez anos de idade, Moreno Veloso fez a letra de sua primeira canção, “Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê”, que gravou com seu pai, Caetano, no disco “Cores, Nomes” (1982). Agora, aos 39 anos, o cantor e compositor sobe ao palco da Senzala do Barro Preto, no Curuzu, para sua primeira apresentação junto ao “pérola negra”. A festa será neste sábado, dia 26 de fevereiro, e será o último ensaio do Ilê Aiyê antes do Carnaval.


Além de Moreno, também se apresentam na Senzala a banda Filhos de Jorge, atual sensação baiana, com ensaios lotados no Mercado Modelo, e o grupo de samba Filosofia de Quintal. Como anfitriã da noite, apresenta-se ainda a Band`Aiyê, cantando os maiores sucessos do bloco afro e dividindo o palco, em alguns momentos, com o filho de Caetano Veloso.


Filho de Caetano Veloso com Dedé Gadelha, sua primeira esposa, Moreno sempre esteve envolvido com música.

Depois da participação no disco “Cores Nomes”, teve sua composição "How Beautiful Could a Being Be" incluida no repertório do disco "Livro", de Caetano (1997). Chegou a estudar física na faculdade, até que, em 2000, gravou seu primeiro disco, "Máquina de Escrever Música" (Rock It!), em que canta, toca violão e violoncelo, com o grupo Moreno + 2, formado por ele, o baixista Kassin e o baterista Domênico. No mesmo ano, apresenta-se no Free Jazz Festival.


[ Fote: www.salvadornoticias.com, 02/2010 ] 





[ Editado por Pedro Jorge em 21/07/2011 ]





Nenhum comentário:

Postar um comentário